01.
(Unisc) Apresentados
os enunciados abaixo, qual deles melhor caracteriza o tema da ética filosófica?
(A)
A Ética filosófica
estuda a maneira como as pessoas agem dentro de uma determinada sociedade.
(B)
A Ética filosófica
consiste em um conjunto de normas relativas à vida sexual das pessoas.
(C)
A Ética filosófica é
o estudo das normas que regem o exercício de uma determinada profissão.
(D)
A Ética filosófica é
um discurso racional e argumentativo cujo objetivo é fundamentar critérios para
avaliar as ações humanas, seja para louvá-las ou para censurá-las.
(E)
A Ética filosófica
consiste na explicação das normas de comportamento que se encontram na Bíblia.
02. (ENEM) Na regulação de
matérias culturalmente delicadas, como, por exemplo, a linguagem oficial,
currículos da educação pública, o status das Igrejas e das comunidades
religiosas, as normas do direito penal (por exemplo, quanto ao aborto), mas
também em assuntos menos chamativos, como, por exemplo, a posição da família e
dos consórcios semelhantes ao matrimonio, a aceitação de normas de segurança ou
a delimitação das esferas pública e privada – em tudo isso reflete-se amiúdes
apenas o autoentendimento ético-político de uma cultura majoritária, dominante
por motivos históricos. Por causa de tais regras de uma comunidade republicana
que garanta formalmente a igualdade de direitos para todos, pode eclodir um
conflito movido pelas minorias desprezadas contra a cultura da maioria.
HABERMAS,
J. A Inclusão do Outro: estudos de teoria política. São Paulo.2002.
A reivindicação dos
direitos culturais das minorias, como exposto por Habermas, encontra amparo nas democracias
contemporâneas, na medida em que se alcança:
(A)
A secessão, pela qual a minoria discriminada obter a igualdade de direitos na
condição de sua concentração espacial, num tipo de independência nacional.
(B) A reunificação da
sociedade que se encontra fragmentada em grupos de diferentes comunidades
étnicas confissões religiosas e formas de vida, em torno da coesão de uma
cultura política nacional.
(C) A coexistência das diferenças, considerando a
possibilidade de o discurso de autoentendimento se submeterem ao debate
público, cientes de que estarão vinculados à coerção do melhor argumento.
(D)
A autonomia dos indivíduos que, ao chegarem a vida adulta, tenham condições de
se libertar das tradições de se libertar das tradições de suas origens em nome
da harmonia da política nacional.
(E) O desaparecimento de quaisquer limitações, tais como
linguagem política ou distintas convenções de comportamento, para compor a
arena política a ser compartilhada.
03. (UFSM-PEIES) Há um
modelo ético que parte do princípio de que o ser humano tem como finalidade
alcançar o bem e a felicidade mediante a conduta virtuosa, e outro que entende
que devemos agir em conformidade com máximas que devem servir de leis
universais para todos os seres nacionais. Esses dois modelos caracterizam,
respectivamente, as éticas:
I. teleológicas e
finalistas.
II.deontológicas e do
dever.
III.teleológicas e
deontológicas.
Está(ão) correta(s) a(s)
alternativas(s)
(A)I
apenas.
(B) II apenas.
(C) III apenas.
(D)I
e III apenas.
(E) I, II e III
Respostas comentadas
01. Alternativa D
O conceito de Ética é: a parte
filosofia que se ocupa com as reflexões racionais sobre as noções e os
princípios que fundamentam a vida moral. Sendo assim, a ética vem contestar ou
atestar as condutas postas pela moral.
02. Alternativa C
Essa questão explora o
pensamento de Jügen Habermas, mais precisamente a sua teoria de ação comunicativa.
Essa teoria explora a ideia de uma ética discursiva baseada em uma razão
comunicativa intersubjetiva. Habermas imagina um modelo ideal de comunicação
aonde os sujeitos criam normas universalizáveis. Depois de chegarem, através da
deliberação, em princípios morais universais, é instaurada uma sociedade mais
ética baseada na sociabilidade, solidariedade e cooperação.
03. Alternativa C
Os conceitos de ética
apresentados são as éticas teleológicas cujo conceito central é o de Bem, de
modo que aqui se põe, em primeiro plano uma ordem objetiva de bens e valores; e
o de ética deontológicas, cuja proposta principal é defender uma ação guiada por um dever, por
um imperativo da razão, portanto, tem pretensão de universalidade.
Fonte:
Jornal Zero Hora - Caderno Vestibular – 12/11/2013
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